Tapetes Orientais
Visão geral dos tapetes orientais
- Tapetes orientais com nós à mão - estilo e elegância para o lar
- Que tapetes pertencem aos tapetes orientais?
- Breve informação sobre os países de origem mais importantes
- O que é que faz um tapete de tecido à mão?
Tapetes orientais com nós à mão - estilo e elegância para o lar
Os tapetes genuínos do Oriente são considerados como os mais belos e melhores do mundo. No passado, eram frequentemente encontrados em casas mobiladas classicamente, mas há já alguns anos que são particularmente apreciados pela sua originalidade e autenticidade. Com o regresso aos valores genuínos, os tapetes orientais também estão hoje muito em voga. Quer sejam rústicos, burgueses ou modernos, os tapetes encaixam perfeitamente e dão a cada sala um ambiente agradável e acolhedor. Especialmente um interior moderno, muitas vezes simples e directo, pode receber um toque exótico e valioso através de um tapete clássico.
Definição de tapete oriental
A variedade de tapetes orientais e as suas respectivas características são muitas vezes difíceis de acompanhar, mesmo para os peritos. Mesmo o termo "Oriente" é muitas vezes pouco claro quanto à área exacta que se pretende descrever. Esta lacuna tem surgido devido a diferentes abordagens de avaliação. Enquanto hoje em dia costumamos equiparar os países muçulmanos do Próximo e Médio Oriente com o Oriente, o Oriente costumava ser chamado o Oriente. Isto incluiu todos os países asiáticos a sul da Rússia, isto é, também a China, e os países do Norte de África. O tapete oriental também se baseia nesta definição mais antiga de território, pelo que também estão incluídos tapetes marroquinos e chineses.
Breve informação sobre os países de origem mais importantes dos tapetes orientais
- Tapetes persas: Os tapetes persas são provavelmente os tapetes orientais mais conhecidos. Um tapete persa é caracterizado pelas suas ilustrações expressivas de animais e flores. Devido à sua incrível variedade, há algo para quase todos os gostos. Tapetes Isfahan exclusivos, tapetes Bijar indestrutíveis e tapetes Gabbeh lanosos são apenas algumas das muitas proveniências persas em que tapetes de alta qualidade são atados à mão.
- Tapetes afegãos: No Afeganistão, o tapete é uma parte importante da cultura e da vida quotidiana. Os tapetes afegãos são de pêlo curto, finamente atados e de cor castanho-avermelhada. Apesar dos conflitos em curso no país, os verdadeiros tapetes orientais afegãos ainda estão atados. Devido ao seu carácter calmo, encontraram muitos amigos em todo o mundo.
- Tapetes turcos: Os tapetes turcos orientais de laçadas à mão tornaram-se muito raros hoje em dia. Bem conhecidas são as pequenas e extremamente finas pontes de seda da cidade de Hereke. Um tapete Hereke pode ter até 3 milhões de nós por metro quadrado. No entanto, deve ter cuidado ao comprar nas férias. Muitas vezes as imitações são aí vendidas a preços irrazoáveis.
- Tapetes indianos: A Índia é onde a maioria dos tapetes orientais do mundo são hoje tricotados à mão. A influência oriental e muçulmana veio à Índia em várias conquistas de potências da Ásia Central. Os fabricantes fundados nessa altura também trouxeram para o país a arte da tecelagem de alcatifas. Hoje em dia, os tapetes de chá indianos caracterizam-se por uma lã excepcionalmente macia e um preço muito bom.
- Tapetes chineses: O Reino do Meio pertence à definição mais ampla do Oriente. Em contraste com a reputação amplamente conhecida do país actualmente, os tapetes chineses datam de uma época em que a China representava objectos de arte excepcionais. Felizmente, este padrão de qualidade tem sido preservado para tapetes orientais com nós à mão. Sendo o país de origem da verdadeira seda, os tapetes de seda, em particular, são excepcionalmente bonitos e finos.
- Tapetes paquistaneses: Na história do Paquistão, o nó de tapete tem desempenhado um papel bastante subordinado. Hoje em dia, são principalmente os muito populares tapetes Ziegler que são atados aqui. Aqui foram atados em muitos padrões novos, a começar pelo seu desenho original. As cores são frequentemente o bege e o vermelho. Em casos excepcionais, estes tapetes são também atados em azul ou verde. A pilha de tapetes Ziegler é curta e robusta.
- Tapetes marroquinos: O tapete berbere marroquino é provavelmente o mais espesso e loiro de todo o Oriente. A sensação deste tapete é incrivelmente suave. No entanto, deve-se prestar especial atenção à qualidade da lã, porque a oferta mais barata não é muitas vezes a melhor.
- Tapetes uzbeques: Os tapetes orientais já não estão hoje em dia atados no Uzbequistão. O país esteve outrora na lendária Rota da Seda, na qual Marco Polo viajou no século XIII e nos introduziu na cultura do Extremo Oriente. Os populares tapetes Bukhara são provenientes da actual cidade de Buxoro.
- Tapetes do Nepal: Tapetes nepaleses de alta costura e lanosos são atados no país sobre o telhado do mundo. As suas cores são normalmente muito originais e naturais.
O que é que faz um tapete oriental de laçada à mão?
A tradição dos tapetes de entrelaçar à mão tem uma história muito longa e antiga. Estima-se que teve a sua origem há cerca de 3000 anos na Ásia Central e passou relativamente depressa por um nível surpreendentemente elevado de profissionalização. O tapete sobrevivente mais antigo, o chamado tapete Pasyryk, foi atado com um total de 1.300.000 nós duplos simétricos, o que requer um conhecimento distinto do nó do tapete. Ainda hoje, a maioria dos tapetes orientais são ainda atados à mão com grande dedicação e atenção aos detalhes. A diferença entre um tapete de tecido à mão e um tapete de tecido à máquina é óbvia mesmo para os leigos. Os tapetes com nós de máquina são mais duros e feitos com fibras sintéticas. Falta-lhes também a autoridade natural e a originalidade de um tapete oriental genuíno, feito à mão. Além disso, a lã de alta qualidade de um tapete genuíno de lã de rede à mão garante que a acústica e o clima da sala são visivelmente melhorados. Um tapete feito de fibras sintéticas também não pode oferecer esta propriedade.
Comprar um verdadeiro tapete oriental na Rugway
Na Rugway oferecemos-lhe a gama completa de tapetes orientais autênticos, feitos à mão. Podemos contar com mais de 40 anos de experiência e perícia. Através da nossa competente rede de fornecedores, podemos também oferecer-lhe os tapetes a preços favoráveis. Por favor, sinta-se à vontade para ter uma visão geral e dar uma vista de olhos. Se achar difícil tomar uma decisão, é bem-vindo a contactar-nos por e-mail ou telefone. Caso contrário, oferecemos uma política de devolução de 30 dias e envio gratuito.