Tapetes Nômade

Visão geral Tapetes nómadas
Tapetes nómadas - peças individuais genuínas do Oriente
Os tapetes nómadas inspiram com as suas cores calmas e padrões e formas geométricas. Ao contrário dos tapetes persas clássicos, são mais calmos e adaptam-se melhor ao seu interior. Tapetes nómadas do Norte de África para o Afeganistão. No Oriente, há muitas tribos nómadas maiores e mais pequenas que têm uma longa tradição de atar tapetes nodados à mão para seu próprio uso. Utilizavam-nas classicamente como tapetes, como penduras para a entrada da tenda, como assentos ou como almofadas. Para muitos nómadas, os seus tapetes são muito mais o foco das suas vidas do que para nós. As tradições culturais são tecidas nos tapetes de uma forma abstracta, tornando-se assim uma parte essencial da cultura nómada. Nos últimos anos, porém, isto tem sido cultivado por cada vez menos tribos, uma vez que muitos dos jovens são atraídos para as cidades. Este declínio também tornou mais difícil a obtenção de tapetes originais nómadas para o mercado ocidental.
Os tapetes nómadas persa mais famosos são
- Tapetes Yalameh: O tapete Yalameh é muito bom para tapetes nómadas. Estão atados em formas geométricas, principalmente em vermelho, bege e azul.
- Tapetes de Shiraz: O tapete de Shiraz é um tapete bastante grosseiro, com uma excelente qualidade de lã e é atado por nómadas em redor da cidade persa de Shiraz.
- Tapetes turcomenos: São um povo muito disperso com uma cultura muito antiga de nós. Hoje em dia, já não se atam tapetes verdadeiros deste tipo e por isso os velhos tapetes Bukhara Turkmen podem atingir um valor muito elevado.
- Tapetes Gashghai: O Gashghai é muito semelhante ao Shiraz na cor e padrão da forma, mas com mais nós por metro quadrado. Eles são atados pela grande tribo Gashghai no sul do Irão.