Tapetes Persas
Visão geral dos tapetes persas
- Tapetes Persas Tradicionais - Tipos e Variedade num relance
- Padrões e cores dos tapetes persas
- Características de um tapete tradicional persa
- Cuidados e Limpeza de Tapetes Persas
- Comprar um tapete tradicional persa em Rugway
Tapetes Persas Tradicionais - Tipos e Variedade num relance
Juntamente com os tapetes turcos e afegãos, os tapetes persas são os tapetes orientais mais conhecidos de tecido à mão. Em linguagem comum, os tapetes persas são tapetes do Irão moderno que são concebidos em padrões florais e cores vibrantes. A rigor, os tapetes nómadas tecidos à mão no Irão não são contados entre os tapetes clássicos persas, uma vez que são normalmente tecidos com cores mais escuras e padrões geométricos.
O termo tapete persa como tal foi mantido para os tapetes, embora politicamente a designação do país como Irão tenha prevalecido durante várias décadas. Um tapete persa é - como já foi mencionado - caracterizado pelos seus padrões florais. A grande variedade de tapetes persas tem o nome das suas proveniências, cidades e aldeias
História dos tapetes persas
O Irão é um país multi-étnico e combina muitas culturas. A região do Azerbaijão é considerada um dos berços da indústria de tapetes iraniana. Os documentos provam que os tapetes e quilims persas têm pelo menos 1200 anos. Sob os Seljuks, o ofício de nó tornou-se conhecido na Pérsia. O auge dos tapetes tradicionais persas foi na era dos Safavids, que promoveram particularmente esta forma de arte. Até ao século XV, foram utilizados quase exclusivamente motivos geométricos. Depois disso, plantas e arabescos varredores apareceram cada vez mais. Foram inspirados pela forma de arte então difundida da pintura em miniatura. Desde então, o desenho do tapete artístico tem sido claramente separado da execução real do trabalho de atar. Desenhadores talentosos fizeram padrões de nós para tapetes persas em cartão ou papel, que se tornaram o modelo de encadernação. Os tapetes persas que hoje conhecemos datam na sua maioria do período Xá. Sob o xá persa, o tapete persa ganhou grande importância como produto de exportação e está hoje inseparavelmente ligado à tradição persa.
As proveniências mais famosas do tapete persa
- Tapetes Tabriz - Têm sido atados na cidade na antiga Rota da Seda desde o século XVI.
- Tapetes de seda - Tapetes persas particularmente brilhantes e magníficos trabalhados com seda.
- Tapetes Sarough - Tapetes grandes e velhos também conhecidos como Sarough Americano.
- Tapetes Bijar - Um tapete extremamente robusto e forte que muitas vezes dura décadas.
- Tapetes Isfahan - As melhores, mais coloridas e magníficas obras de nós do mundo.
- Tapetes Keshan - Grandes ornamentos nas cores vermelha e azul, com uma boa relação preço-desempenho.
- Tapetes Hamedan - Os tapetes Hamedan são tapetes nómadas persa da província de Hamedan.
Características distintivas mais importantes dos tapetes persas
Para além das proveniências listadas acima, existem inúmeras outras cidades e aldeias mais pequenas, após as quais os tapetes persas são nomeados. Mesmo muitos peritos dificilmente conseguem distinguir entre eles. As maiores diferenças entre as várias proveniências são:
- Densidade de nó
- Cor
- Desenho
- Ornamento
- Fabrico
No entanto, podem ser comparados nos seus materiais utilizados e nos chamados nós persas simétricos e assimétricos. O Isfahan e o tapete Gabbeh, por exemplo, são dois tapetes persas que diferem muito na sua aparência. O Isfahan é um dos melhores e mais coloridos tapetes Persas. Um tapete Gabbeh, por outro lado, tem uma aparência bastante simples, uma vez que este tipo é um tapete de lã de uma só cor.
Tapetes Persas com nó de mão - o tapete Permium para o lar
Para os amantes de tapetes, há sempre uma variedade de tapetes únicos disponíveis para satisfazer as respectivas altas exigências. Uma coisa é garantida: A compra de uma peça única persa genuína, seja para a sala de estar ou para o quarto, traz um toque exótico à sua casa. Além disso, o mundo dos tapetes persas oferece um vasto campo no qual se pode rapidamente perder-se como leigo. Pequenas diferenças, quase imperceptíveis, podem por vezes ter grande significado. Encontrar um verdadeiro perito em tapetes persas, que também esteja familiarizado com as proveniências mais pequenas e antigas, tornou-se hoje em dia difícil.
Padrões e cores dos tapetes persas
Os tapetes Persas clássicos são exclusivamente atados em padrões florais e em forma de vaso e são normalmente decorados com um belo ornamento ou medalhão no centro. Com padrões de passagem, ou seja, com um motivo repetitivo, os tapetes persas são mais raros. A moldura à volta de um tapete persa é a chamada fronteira. Semelhante à moldura de uma fotografia, a moldura envolve o ornamento do tapete e dá ao tapete a sua forma rectangular. Para que o efeito magnífico destes padrões se torne seu, a densidade dos nós é um pouco mais elevada do que noutros tapetes orientais. Corantes naturais e vegetais são utilizados para tingir a lã virgem, uma vez que estes provaram a sua durabilidade e beleza em relação aos corantes sintéticos. A cor azul dos tapetes persas, por exemplo, é obtida a partir de índigo. As cores frequentemente utilizadas são, por exemplo, vermelho, bege e azul. Mas cores como o turquesa, castanho, rosa ou amarelo são também populares para os tapetes persas.
Corante vegetal como uma promessa de qualidade a longo prazo
Os tapetes tingidos com corantes vegetais muitas vezes só desenvolvem a sua verdadeira beleza com o tempo, à medida que os corantes se tornam mais uniformes e harmoniosos com o tempo. Os antigos e antigos tapetes persas são, portanto, particularmente procurados entre os coleccionadores e entusiastas e podem, consequentemente, alcançar um valor mais elevado do que os novos tapetes persas. Um tapete Kirman, por exemplo, foi vendido por uns incríveis sete milhões de euros num leilão em Londres em 2010 e desde então tem sido considerado o tapete persa mais caro do mundo. Pouco tempo antes, este tapete estava, inconscientemente, listado a 900 euros.
Características de um tapete tradicional persa
Não é fácil para um leigo distinguir entre um tapete persa original e um tapete tecido à mão da Índia ou do Paquistão, por exemplo, pois o reconhecimento das características distintivas mais importantes requer muita experiência. Os tapetes indianos parecem frequentemente muito perfeitos e adaptados, enquanto que um tapete persa tem uma autoridade natural que nos dá uma sensação de singularidade e valor. Características distintivas objectivas normalmente só podem ser reconhecidas por especialistas, infelizmente. É portanto aconselhável procurar o conselho de um especialista se tiver dúvidas sobre a origem. As nossas informações sobre a origem dos tapetes podem ser encontradas nas páginas detalhadas. Naturalmente, podemos também emitir certificados de autenticidade mediante pedido.
Cuidados e Limpeza de Tapetes Persas
Os tapetes persas tendem a ser muito fáceis de cuidar. A menos que seja um tapete persa extremamente fino ou caro, o desgaste diário e a aspiração semanal não o prejudicarão durante décadas. Os corantes vegetais naturais, a trama densa e a gordura natural da nova lã oferecem protecção para que a maior parte da sujidade não penetre no tapete em primeiro lugar. Apenas as mais pequenas partículas de areia e pó podem assentar na fundação ao longo do tempo. A fim de remover as menores partículas de pó do tapete persa, é aconselhável limpar o tapete a cada 3-5 anos com uma lavagem profissional do tapete.
Perigos diários para os tapetes persas genuínos
Na vida quotidiana, os tapetes persas conhecem apenas dois inimigos: o vinho tinto e anos de luz solar. As manchas de vinho tinto podem ser tratadas, mas a limpeza é extremamente demorada e, portanto, um factor de custo não insignificante. Para evitar a exposição unilateral ao sol, muitas vezes ajuda a virar o tapete a intervalos regulares para que ambos os lados fiquem expostos a uma quantidade semelhante de luz solar. O sol não conduz necessariamente a uma redução no valor de um tapete. Muitos velhos e antigos tapetes persas só se tornaram particularmente bonitos e valiosos através da sua exposição uniforme à luz solar. Alguns tapetes persas são mesmo colocados ao sol durante muito tempo para dar à cor um brilho mais brilhante e equilibrado. Se apenas a água entrar em contacto com um tapete persa, é geralmente suficiente para o secar vigorosamente de ambos os lados. O tapete irá levantar-se durante alguns dias no local húmido à medida que a urdidura se expande devido à humidade. Quando a humidade tiver escapado do tapete, a urdidura voltará a assentar e o tapete ficará inalterado. Deve ser evitado esfregar vigorosamente a seco as manchas de água ou a utilização de agentes de limpeza, pois ambos podem danificar o tapete persa. No caso de manchas de café ou cola, deve contactar um especialista o mais rapidamente possível. Pode tratar a mancha você mesmo com água morna e líquido de lavagem. No entanto, deve procurar o conselho de um perito antes de o fazer.
Comprar um tapete clássico persa na Rugway
Para a nossa selecção de tapetes persas clássicos, procuramos sempre um nó e uma qualidade de lã excepcionais. Isto é essencial para garantir que as cores e padrões durarão muito tempo e lhe darão grande prazer. Oferecemos-lhe uma secção transversal abrangente do mundo dos tapetes persas: Pode encomendar tudo, desde Nain a Loribaft online. No entanto, se não encontrou o tapete dos seus sonhos ou tem mais perguntas sobre tapetes do Irão, por favor não hesite em contactar-nos. Teremos todo o prazer em enviar-lhe sugestões que correspondam às suas ideias. Se desejar comprar um tapete persa, oferecemos uma política de devolução de 30 dias e transporte gratuito de ida e volta. A nossa certificação com o conhecido selo de aprovação das TrustedShops também fala pelos nossos padrões de qualidade e de facilidade de atendimento ao cliente. Além disso, é possível ver as análises de outros clientes.